SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - 9º ano– CURSO MGME / 2013
"PROFª JANETE BÉRGAMO"
CAPA DO LIVRO "PAUSA'" DE MOACYR SCLIAR
TEXTO: PAUSA – MOACYR SCLIAR
Ano: 9º ano – Ensino Fundamental
Aulas previstas: 08 aulas.
Conteúdo: conto, retomada das características da narrativa.
Estratégias: Leitura e levantamento de questões
acerca do texto; intertextualidade com outros gêneros e textos: “Feliz
Aniversário”, Clarice Lispector; “Vidas Secas”, Graciliano Ramos; “Vou-me
embora pra Pasárgada”, Manuel Bandeira.
Trabalhar com as
seguintes palavras:
Conto, Cotidiano, Pausa, Análise, Interpretação.
Competências e
habilidades:
Reconhecer as características do gênero e fazer com que
o aluno seja capaz de entender a finalidade social desse gênero, podendo vir a
fazer uso dele.
Entender e fazer uso das características do texto literário,
contextualizando-o no momento histórico.
Material: folhas xerocopiadas, livro
didático, livros de projetos da Prodesc
e uso da SAI para pesquisas.
Habilidades de leitura
– Antes da leitura
1ª aula
*Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto ( com
esta análise espera-se que o aluno consiga perceber aspectos de nosso cotidiano
que muitas vezes passam despercebidos). Este estudo pode levar o aluno a escolhas mais maduras para o futuro
pessoal e profissional, afinal o ficcional pode ser muito humano e passível de
realidade.
*Antecipação do tema;
* Questionamento acerca do conhecimento do autor ( conhecer a linha de raciocínio do autor é
importante para entender melhor o que deseja ao leitor).
O que significa a palavra
pausa?
Em que momentos fazemos pausas?
Refletir acerca de nós
mesmos é importante?
*Apresentar o texto
Inferências a respeito do porquê do texto receber esse
título;
Inferências a respeito do gênero;
2ª e 3ª aulas – Durante
a leitura
*Ler o texto até a 20ª linha – fazer pausa;
* Confirmação das inferências anteriores;
*levantamento das suspeitas do restante do texto;
*Continuação da leitura e fechamento da discussão sobre a
confirmação ou não das inferências;
* Levantamento da ideia
central:
Samuel foge da rotina alugando um quarto de hotel aos
domingos, usando um codinome, Isidoro.
Ressaltar que a caracterização do ambiente é importante para
a construção da cena e da verossimilhança do texto, bem como é parte
responsável pela constituição de sentido da construção do personagem na mente
do leitor.
*Levantamento de
questões implícitas no texto:
Por que o personagem tem essa atitude com relação à família?
Repare na caracterização da mulher do personagem. O que você
achou dela? Repare na caracterização dela e comente. Observe a expressão:
“Azedume na voz”.
“Provavelmente a mulher
é rejeitada pelo protagonista que prefere comer sanduíches num quarto sujo de
hotel a desfrutar a sua companhia em uma refeição em casa”.
O que será que nosso personagem pensa dela?
Você já teve vontade
de se “esconder” das pessoas? Por quê?
*Sugestões de trabalhos
intertextuais:
O conto oferece a possibilidade de atividades com trechos de
“Vidas Secas”: Tanto Graciliano como Scliar, mostram que os diálogos curtos
servem para passar a ideia de que o ambiente modifica o homem, tornando-o mais
“seco”. Aqui a pressa é o mal que atinge o homem moderno. O despertador é a
famosa peça que prova que a rotina
persegue a todos. Cabe a cada um saber conviver com ela para, justamente
escapar do tema do conto: O estresse.
Uma outra opção é o poema “Vou-me embora pra Pasárgada” em
que desejos não realizados em ambos os textos, mostram a fuga da realidade e o
fato de que o tempo não volta. Uma boa reflexão para o aluno posicionar-se já na
sociedade como futuro agente da mesma.
Quando refugia -se em sonhos, Samuel procura um meio de
adentrar outro mundo, fugindo do estresse, implicações do homem moderno; já
Bandeira vê um meio de realizar coisas que as forças físicas não lhe permitem
mais.
Um terceiro momento poder ser a análise do perfil psicológico
de Samuel, comparado ao personagem do conto “Feliz Aniversário” em que aborda
muito bem o assunto.
5ª, 6ª, 7ª e 8ª Aulas – Depois da leitura
*Trabalhar o gênero e os verbos: tempos verbais;
*Foco narrativo;
*marcas de tempo e espaço;
*Coesão e coerência;
*finalidade social do gênero;
*Tempo cronológico e tempo psicológico;
*Linguagem empregada.
*Avaliação:
Observação da participação do aluno nas discussões;
Solicitar uma produção do gênero e verificar se o aluno
consegue inserir no texto as características solicitadas;
*Auto avaliação do professor:
Consegui mediar o conhecimento?
O conteúdo estava apropriado?
Quantos alunos apresentaram mais dificuldades?
Bibliografia
1. Kleiman, Angela. Oficina de leitura: teoria
e pratica. Campinas, SP: Pontes,3ª a. edição,1993.
2.htt://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/produções_pde/md_marli_aparecida_tiene_cruz.pdf
3. Projeto tecendo leituras de Secretaria de
estado da educação de são Paula -2005
4. DOLZ, Joaquim: SCHNEUWLY. Bernard, Gêneros e
progressão em expressão oral e escrita- elemento para reflexão sobre uma
experiência suíça (francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola.
Campinas: Mercado das Letras. 2010
5. ROJO.R.H.R.(2002) A concepção de leitor e
produtor de textos nos PCNs:”Ler é melhor do que estudar”. In M.T.A. Freitas
&S.R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores. PP.31-52.
SP: Musa/UFJF/INEP-COMPED.
6. Caderno do professor. Língua Portuguesa: ensino
fundamental. 5ª. Série. 1º.Bimestre/Elaine Aparecida Aguiar- São
Paulo;SEE.2008.
7.Scliar, Moacyr. In Alfredo Bosi. O Conto
Brasileiro Contemporâneo.São Paulo: Cultrix,s/d. p.275-277.
Grupo: Professores
envolvidos:
- Janete Ap. Bérgamo , Roseli Meira, Adriana e Carlos
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM -2 SOBRE O TEXTO PAUSA
TEXTO: PAUSA - PROFESSORA: SÔNIA PASSARINHO
Fonte:IMAGEM DE RICARDO BIANCARELLI
Grupo:
Célia Maria Giansante Braite Leal.
Glória de Oliveira Martins Barros.
Lidiane Maria Frizas Nascimento Nardon.
Maria Aparecida Pacanaro.
Sônia Aparecida Lopes Passarinho.
Sônia Regina Dadona Neves.
Texto: Pausa
Moacyr Scliar
Tempo previsto de 06
aulas
Competências e
Habilidades
_Identificar a finalidade de um
texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o gênero;
_ Organizar os episódios principais,
em uma sequência lógica;
_Reconhecer as características do
gênero;
_Comparar diferentes gêneros.
Conteúdos
_Traços característicos do
gênero;
_Leitura;
_ Produção escrita;
_Conceito de denotação e
conotação.
_ Manter relação intertextual, com
letra de música.
Sequência didática.
- Abordar conhecimentos prévios (roda de conversa);
- Questionar o título do texto;
- Leitura do texto;
- Parar a leitura no meio do texto e questionar o que eles esperam encontrar;
- Finalizar a leitura e questionar o porquê daquela atitude;
- Esclarecer os vocábulos desconhecidos;
- Em que a letra da música se assemelha com o conto?
- Os personagens expressam a mesma relação e atitude em relação à rotina?
- Fazer uma produção com um novo final;
- Expor os textos na sala de aula.
Cotidiano
corrompido- Letra de música
Todo
dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo
dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo
dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis
da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda
noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo
dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo
dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo
dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis
da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda
noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo
dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Outras opções para desenvolver um bom
trabalho.
Filmes:
- Metamorfose, de Kafka;
- Avatar;
- O efeito borboleta;
- Em algum lugar do passado;
- Como se fosse a primeira vez;
- Click;
- Um homem de família.
Bibliografia
1. Kleiman, Angela. Oficina de leitura: teoria e pratica. Campinas, SP: Pontes,3ª a. edição,1993.
2.htt://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/produções_pde/md_marli_aparecida_tiene_cruz.pdf
3. Projeto tecendo leituras de Secretaria de estado da educação de são Paula -2005
4. DOLZ, Joaquim: SCHNEUWLY. Bernard, Gêneros e progressão em expressão oral e escrita- elemento para reflexão sobre uma experiência suíça (francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras. 2010
5. ROJO.R.H.R.(2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs:”Ler é melhor do que estudar”. In M.T.A. Freitas &S.R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores. PP.31-52. SP: Musa/UFJF/INEP-COMPED.
6. Caderno do professor. Língua Portuguesa: ensino fundamental. 5ª. Série. 1º.Bimestre/Elaine Aparecida Aguiar- São Paulo;SEE.2008.
7.Scliar, Moacyr. In Alfredo Bosi. O Conto Brasileiro Contemporâneo.São Paulo: Cultrix,s/d. p.275-277.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - CURSO MGME
"PROFª EVELI DE ALMEIDA"
TEXTO - AVESTRUZ DE MÁRIO PRATA
Fonte: imagem - BLOG DO SELBACK
PRODUZINDO UMA CRÔNICA NARRATIVA
Contexto
A sequencia didática aqui apresentada partiu da constatação
das dificuldades encontradas pelos alunos em ler, interpretar, identificar e
produzir o gênero textual crônica.
Competências e Habilidades
- Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos
prévios sobre o gênero;
- Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em
sequência lógica;
- Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso
intencional de palavras ou expressões;
- Reconhecer características do gênero crônica narrativa;
- Comparar narrativas em diferentes gêneros.
Conteúdos
-Traços característicos de crônica narrativa;
- Leitura oral de narrativas com enfoque nas crônicas;
- Produção de crônica narrativa;
- Conceito de denotação e conotação.
Tempo previsto: 06 aulas
Sequência Didática
Texto utilizado: Avestruz – Mário Prata
1. Sondagem de conhecimentos prévios: levantamento do conhecimento
prévio sobre o assunto (roda de conversa);
2- Entrega de filipetas para organização da sequência
da narrativa;
3- Leitura do texto;
4- Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de
sentido criadas antes e/ou durante a leitura;
5- Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de
inferência ou consulta ao dicionário (denotação e conotação);
6- Apresentação das características da crônica, relacionando-a com
outros tipos de texto;
7- Apresentação de outras crônicas narrativas buscando informações
complementares em textos de apoio subordinados ao texto principal, pesquisa na
internet ou outras fontes;
8- Em duplas, fazer a reescrita do texto abordado;
9- Produção de uma crônica com o tema “Um presente muito
estranho”;
10- Troca de impressões a respeito dos textos produzido,
fornecendo indicações para a sustentação de sua leitura.
11- Reescrita dos textos elaborados pelos alunos;
12- Exposição dos trabalhos no mural da escola.
Bibliografia
1. Kleiman, Angela. Oficina de leitura:
teoria e pratica. Campinas, SP: Pontes,3ª a. edição,1993.
2.htt://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/produções_pde/md_marli_aparecida_tiene_cruz.pdf
3. Projeto tecendo leituras de Secretaria
de estado da educação de são Paula -2005
4. DOLZ, Joaquim: SCHNEUWLY. Bernard,
Gêneros e progressão em expressão oral e escrita- elemento para reflexão sobre
uma experiência suíça (francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola.
Campinas: Mercado das Letras. 2010
5. ROJO.R.H.R.(2002) A concepção de leitor
e produtor de textos nos PCNs:”Ler é melhor do que estudar”. In M.T.A. Freitas
&S.R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores. PP.31-52.
SP: Musa/UFJF/INEP-COMPED.
6. Caderno do professor. Língua Portuguesa:
ensino fundamental. 5ª. Série. 1º.Bimestre/Elaine Aparecida Aguiar- São
Paulo;SEE.2008.
7. Prata, Mário. Avestruz. 5ª série/ 6º ano
–vol. 2 – Caderno do aluno ( p. 9 ) e caderno do professor ( p. 18 ).
Disponível em WWW.marioprataonline.com.br.
Acesso em 01/03/2013.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - CURSO MGME
"PROFª HELENISE BUCK"
SEQUÊNCIA DIDÁTICA –TEXTO AVESTRUZ
DE MÁRIO PRATA
Atividade: Elaborar uma sequência
didática com foco na leitura a partir do texto Avestruz-Mario Prata
1ª Atividade: Sondagem inicial:
Questionamento ao aluno: Qual o animal mais
estranho que você já viu?
2ª Atividade: Visita a sala do acessa, para pesquisa
sobre animais (exóticos, de zoo, de circo, domésticos, de estimação,
selvagens). Questionamento: Vocês já
viram avestruz? Que tipo de animal é esse?
Pesquisa específica sobre
avestruz.
3ª Atividade: Em sala de aula: Roda de conversa com socialização do
resultado das pesquisas anteriores.
4ª Atividade: Apresentação do texto: Leitura silenciosa, explorando o vocabulário
e uso de dicionário.
5ª Atividade:Professor
fará questionamentos que trazem à tona as informações explícitas do texto
(finalidade, a quem se destina, onde foi publicado ).
6ª Atividade:Professor
retoma a leitura, fazendo direcionamento, conversando sobre cada parágrafo,
levantando hipóteses, explorando os elementos da narrativa, o gênero textual e
fazendo as intervenções necessárias.
7ª Atividade:Apresentar
para os alunos ditos populares como: Você tem estômago de avestruz, você
esconde a cabeça como avestruz e outros ditos contemplando animais. Exemplo:
Uma andorinha só não faz verão, explorando a compreensão dos mesmos.
8ª Atividade:Dramatização
em sala - em grupos, mudando o foco narrativo, contemplando todas as personagens,
inclusive o avestruz.
9ª Atividade: Apresentação de um documentário sobre
a avestruz- You Tube/ e/ ou uma visita à Cidade da Criança, para visitação ao
zoológico e apreciar os animais.
Bibliografia
1. Kleiman, Angela. Oficina de leitura:
teoria e pratica. Campinas, SP: Pontes,3ª a. edição,1993.
2.htt://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/produções_pde/md_marli_aparecida_tiene_cruz.pdf
3. Projeto tecendo leituras de Secretaria
de estado da educação de são Paula -2005
4. DOLZ, Joaquim: SCHNEUWLY. Bernard,
Gêneros e progressão em expressão oral e escrita- elemento para reflexão sobre
uma experiência suíça (francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola.
Campinas: Mercado das Letras. 2010
5. ROJO.R.H.R.(2002) A concepção de leitor
e produtor de textos nos PCNs:”Ler é melhor do que estudar”. In M.T.A. Freitas
&S.R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores. PP.31-52.
SP: Musa/UFJF/INEP-COMPED.
6. Caderno do professor. Língua Portuguesa:
ensino fundamental. 5ª. Série. 1º.Bimestre/Elaine Aparecida Aguiar- São
Paulo;SEE.2008.
7. Prata, Mário. Avestruz. 5ª série/ 6º ano
–vol. 2 – Caderno do aluno ( p. 9 ) e caderno do professor ( p. 18 ).
Disponível em WWW.marioprataonline.com.br.
Acesso em 01/03/2013.
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